domingo, 18 de maio de 2014

COLUNA SEUS DIREITOS: MEDICAMENTOS DERIVADOS DA MACONHA


A França, um dos países com legislação mais conservadora em matéria de drogas no Ocidente, aprovou a entrada no mercado de Sativex, o primeiro remédio à base de maconha a ser liberado pela Agência Nacional de Segurança Medicamental (ANSM), órgão do Ministério da Saúde. O spray bucal, fabricado pelo laboratório britânico GW Pharmaceuticals, é recomendado para esclerose múltipla.

A justiça brasileira autorizou, pela primeira vez, a importação de um medicamento derivado de maconha contra a epilepsia. A droga deve aliviar as convulsões que infernizam a vida de Anny de Bortoli Fischer, uma garotinha de 5 anos de Brasília. Indo além, a ONG PORTAL SAÚDE conseguiu que os planos de saúde paguem a importação do medicamento.

Nos Estados Unidos, Epilepsy Foundation, organização que apoia pessoas epiléticas e seus familiares, vem defendendo o amplo acesso dos pacientes a esse medicamento. A Fundação diz que há 2,3 milhões de americanos com epilepsia e que, desses, 1 milhão sofrem com convulsões incontroláveis.

Em casos extremos, essas convulsões podem matar a pessoa. O canabidiol não cura a doença, é claro. Mas tem se mostrado mais eficaz que outras drogas no alívio das crises. Há, porém, dúvidas sobre seus possíveis efeitos nocivos em tratamentos prolongados, já que faltam testes clínicos com a droga.

O Sativex, remédio feito à base de maconha, pode estar a caminho do Brasil. A empresa farmacêutica britânica GW Pharma revelou ao site de VEJA que iniciou discussões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a possibilidade de vender o medicamento — indicado para tratar sintomas de esclerose múltipla — no país. "Temos um interesse muito grande no mercado brasileiro e gostaríamos de obter a aprovação para o remédio na América do Sul", afirma Mark Rogerson, relações públicas da empresa.

Para Adriana Leocadio – especialista em direito e saúde e fundadora da ONG PORTAL SAÚDE o que pouco se divulga é que se o medicamento estiver aprovado pelo FDA e União Europeia o Brasil é obrigado a fornecer graças a nossa Constituição Federal, tanto pela Saúde Pública como os planos e seguros de saúde.

A informação é nossa maior aliada, lutem pelos seus direitos! Estamos à sua disposição no e-mail: contato@portalsaude.org ou pelo fone: (11) 9.9905.6373

Nenhum comentário:

Postar um comentário